Uma das novidades é o Generative Extend, uma ferramenta para o Premiere Pro que permite aos editores adicionar imagens e áudios gerados ao início ou ao final de um clipe. Isso pode ser extremamente útil para cobrir transições ou edições quando a filmagem desejada não está disponível. Para utilizar, o editor simplesmente arrasta o início ou o fim do clipe. Além disso, a Adobe afirma que a ferramenta pode corrigir ângulos de visão e ações que mudam inesperadamente durante uma cena.
A empresa trabalhou em colaboração com editores de vídeo profissionais ao longo do último ano para entender como a inteligência artificial generativa poderia ajudar a resolver alguns desafios em seus fluxos de trabalho. Embora o Generative Extend possa fornecer as filmagens necessárias, alguns criativos podem não ver isso com bons olhos, já que a tecnologia pode reduzir a necessidade de refilmagens, o que pode impactar o trabalho e a renda da equipe de produção.
Vale ressaltar que o Generative Extend é destinado apenas a pequenos ajustes e, por enquanto, está limitado a uma resolução máxima de 1080p, o que não chega a ser qualidade de cinema.
Além disso, em setembro, a Adobe apresentou suas funcionalidades de texto para vídeo e imagem para vídeo, semelhantes às oferecidas por outras plataformas, como a Sora da OpenAI e o Movie Gen da Meta. Essas ferramentas também estão disponíveis na versão beta do aplicativo web Firefly, embora seja necessário entrar em uma lista de espera para acessá-las.
A Adobe garante que, assim como outros modelos generativos do Firefly, tanto o Firefly Video Model quanto as funcionalidades associadas foram desenvolvidos para serem seguros para uso comercial. As marcas d’água de Credenciais de Conteúdo são aplicadas a tudo que o modelo de vídeo gera.
No Photoshop, novas funcionalidades também estão sendo implementadas. O Generative Fill e o Generative Expand agora funcionam com o mais recente Firefly Image Model, que promete gerar imagens quatro vezes mais rápido do que as versões anteriores. A ferramenta Generate Similar é bastante intuitiva, permitindo gerar variantes de um objeto na imagem até que o usuário encontre uma que lhe agrade.
Outra adição interessante é a nova funcionalidade do Remove Tool, que facilita a remoção de pessoas e objetos de uma imagem, semelhante ao Magic Eraser do Google. Com a função Distraction Removal, é possível eliminar elementos indesejados com um único clique, como fios e cabos ou turistas em fotos de viagem.
Enquanto isso, a Frame.io V4, a maior atualização da plataforma colaborativa de produção de fotos e vídeos desde seu lançamento há nove anos, já está disponível para todos os usuários. A Adobe reformulou completamente a plataforma para melhorar fluxos de trabalho e atualizar o reprodutor de vídeo. Além disso, foi anunciado que marcas como Canon, Nikon e Leica agora suportam a funcionalidade Camera to Cloud (C2C), que permite o upload direto de fotos e vídeos para o Frame.io, mostrando que a maioria dos principais fabricantes já está apoiando essa funcionalidade.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Adobe starts rolling out generative AI video tools in beta