Uma solução eficaz para esse problema são os gerenciadores de senhas. Esses aplicativos cuidam do trabalho maçante de criar e armazenar senhas diferentes, aumentando sua segurança sem exigir que você memorize cada uma delas. No entanto, com tantas opções disponíveis no mercado, escolher o gerenciador certo pode ser um desafio. Após testar nove dos melhores serviços, 1Password se destacou como a melhor opção, graças à sua política de zero conhecimento, diversas funcionalidades de segurança e facilidade de uso. Mas não se preocupe, há outras boas alternativas a serem consideradas.
Os gerenciadores de senhas são seguros?
Pode parecer contraditório armazenar todas as suas informações sensíveis em um único lugar. Um ataque poderia significar a perda de tudo e meses ou até anos para reconstruir sua presença online. No entanto, a maioria dos especialistas concorda que os gerenciadores de senhas são uma maneira segura de manter seus dados pessoais organizados. Os benefícios de usar senhas fortes e complexas superam os riscos potenciais.
A segurança dos gerenciadores varia de um provedor para outro, mas, em geral, você terá uma “senha mestra” longa e complexa que protege suas informações. Alguns serviços oferecem uma “chave de segurança” que você deve inserir ao acessar novos dispositivos. Essa chave é uma sequência aleatória de letras, números e símbolos que a empresa fornece no momento da inscrição. Como só você tem acesso a essa chave, fica mais difícil para os hackers a encontrarem.
Essas camadas de segurança dificultam o acesso de um invasor ao seu cofre, mesmo que o provedor do gerenciador de senhas sofra uma violação. É importante que a empresa siga algumas práticas de segurança, como a política de zero conhecimento, que garante que nenhum dado seu seja armazenado. Além disso, relatórios de saúde regulares, como testes de penetração e auditorias de segurança, são essenciais para manter as empresas atualizadas nas melhores práticas.
Os gerenciadores de senhas valem a pena?
Você provavelmente já usa um gerenciador de senhas, mesmo que não o reconheça como tal. A maioria dos smartphones e navegadores da web possui um registro de credenciais salvas, como o “keychain de senhas” nas configurações do iPhone. Isso significa que você já percebeu os benefícios de não precisar memorizar uma infinidade de senhas.
No entanto, as opções integradas costumam ser específicas para cada dispositivo. Se você depende de um gerenciador de senhas da Apple, por exemplo, ele funcionará bem dentro do ecossistema Apple, mas se tornará limitado ao usar um tablet Android. Se você utiliza diferentes dispositivos para trabalho e uso pessoal e deseja uma opção segura para compartilhar senhas, um gerenciador de senhas de terceiros geralmente vale a pena.
Como testamos os gerenciadores de senhas
Testamos os gerenciadores de senhas baixando os aplicativos de cada um dos nove concorrentes em iPhone, Android, Safari, Chrome e Firefox. Isso nos ajudou a entender em quais plataformas cada gerenciador estava disponível e como o suporte varia entre sistemas operacionais e navegadores.
Durante a configuração, observamos a facilidade de uso e como cada um aprimorava as funcionalidades básicas de preenchimento automático e geradores de senhas. Quase todos os gerenciadores possuem essas funcionalidades, mas alguns impõem limites sobre a quantidade que você pode armazenar, enquanto outros oferecem mais controle na criação de senhas complexas, mas fáceis de digitar. Além disso, analisamos recursos extras, como monitoramento de vazamentos de dados, para entender quais gerenciadores oferecem mais pelo seu dinheiro.
Por fim, revisamos as informações publicamente disponíveis sobre as especificações de segurança de cada um. Por exemplo, o LastPass, que muitos especialistas estão começando a evitar após as recentes violações de segurança. Decidimos não recomendar o LastPass neste momento, pois as consequências do ataque ainda estão sendo reveladas.
Outros gerenciadores de senhas que testamos incluem:
– Keeper
– NordPass
– Enpass
– Norton password manager
– LogMeOnce
O Keeper atendeu a muitos dos critérios básicos que testamos, como opções de preenchimento automático e disponibilidade em várias plataformas. No entanto, não achamos que seus recursos extras, como o aplicativo de mensagens criptografadas, agregassem muito valor. Além disso, possui um recurso de autodestruição após cinco tentativas de login incorretas, que, embora adicione proteção extra, pode ser problemático para usuários casuais.
O Enpass é uma opção acessível, oferecendo um passe de acesso “vitalício” em vez de um pagamento mensal para usuários comprometidos. Contudo, sua configuração em diferentes dispositivos pode ser confusa, e como armazena dados localmente, tivemos dificuldades para começar a usá-lo no celular.
O Norton, um nome conhecido em segurança, nos deixou animados para testar seu gerenciador de senhas. Embora seja gratuito, suas funcionalidades parecem subdesenvolvidas, faltando opções como compartilhamento de senhas e recuperação de contas, que são padrão em muitos outros gerenciadores que testamos.
O LogMeOnce oferece uma ampla gama de níveis premium, desde profissional até familiar, com diferentes níveis de armazenamento e recursos. No entanto, durante nossos testes, faltou compatibilidade com Mac e Safari, que outros gerenciadores já ofereciam.
Por que usar um gerenciador de senhas?
Usar um gerenciador de senhas pode aumentar sua segurança online. Eles armazenam todas as suas senhas complexas e as preenchem automaticamente quando necessário, permitindo que você tenha senhas únicas e robustas em toda a web, sem precisar lembrar de cada uma. Em muitos casos, senhas únicas são sua primeira defesa contra ataques, e um gerenciador confiável facilita o acompanhamento de todas elas.
Os gerenciadores de senhas são 100% seguros?
Os gerenciadores de senhas são uma maneira segura de armazenar suas credenciais. Especialistas geralmente concordam que os benefícios de acessibilidade ao armazenar senhas complexas superam a possibilidade de um ataque, como o que ocorreu com o LastPass. No entanto, a segurança pode variar de um provedor para outro. Ao escolher um gerenciador de senhas seguro, procure políticas de zero conhecimento, auditorias de segurança regulares, testes de penetração, programas de recompensas por bugs e criptografia.
Como funcionam os gerenciadores de senhas?
Pense nos gerenciadores de senhas como cofres virtuais. Eles guardam seus itens valiosos, neste caso, credenciais online, em uma seção do cofre que só você pode acessar por meio de uma chave de segurança ou uma senha mestra. A maioria desses serviços possui funcionalidades de preenchimento automático que facilitam o login em qualquer site, sem precisar lembrar de cada senha, e mantêm suas informações de cartão de crédito à mão para compras por impulso.
Dada a importância das senhas para manter sua identidade online segura, o verdadeiro valor dos gerenciadores de senhas está em garantir sua segurança na web. É praticamente impossível ter senhas únicas, longas e difíceis de adivinhar sem um gerenciador de senhas, como afirma Florian Schaub, professor associado de informação e engenharia elétrica e ciência da computação na Universidade de Michigan.
Quem pode se beneficiar dos gerenciadores de senhas?
Praticamente qualquer pessoa pode se beneficiar de um gerenciador de senhas. Eles não são mais apenas para pessoas com conhecimento técnico ou empresas, pois tantas informações sensíveis estão online, desde contas bancárias até o histórico de visualização da Netflix.
Outro benefício dos gerenciadores de senhas é o compartilhamento seguro de senhas. Famílias, amigos ou colegas de quarto podem usá-los para acessar contas conjuntas de forma segura. Enviar uma senha por mensagem não é seguro, e você pode ajudar sua família a romper esse hábito começando a usar um gerenciador.
E se eu esquecer minha senha mestra?
Esquecer uma senha mestra não significa que você ficará trancado para sempre, mas o processo de recuperação varia de um provedor para outro. Alguns serviços fornecem uma “chave de segurança” na inscrição, que pode ser usada para recuperar sua conta de forma segura. No entanto, outros serviços não oferecem nenhuma forma de recuperação do cofre. Portanto, criar uma senha mestra que você não esqueça é fundamental.
Como criar uma boa senha mestra?
Uma boa senha mestra deve ser única, ter o maior número de caracteres permitido e incluir letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Especialistas recomendam pensar nela como uma “frase de senha” em vez de uma “senha” para facilitar a memorização. Por exemplo, você pode pegar uma frase como “Meu nome é Bob Smith” e transformá-la em “M3uN0m3ÉB0b5m!th” para criar uma senha mestra segura que você não esquecerá.
O que são chaves de acesso?
Uma chave de acesso é uma forma de identificação digital que está interligada à sua conta em um determinado aplicativo ou site. Embora isso pareça uma senha, há uma distinção importante: as chaves de acesso são autenticadores bilaterais que possuem dois componentes separados: uma chave privada armazenada localmente em seu dispositivo e uma chave pública pertencente ao site ou aplicativo. Ao fazer login com uma chave de acesso, essas duas chaves se conectam e permitem que você acesse sua conta.
Redação Confraria Tech.
Referências:
The best password manager for 2024